Ovos moles de Aveiro - Doce de Ovos
3 jan, 2018,
1 comentário
A par com os pasteis de Belém, os ovos moles são um dos doces mais icónicos da pastelaria Portuguesa. Assim como os Pasteis de Belém fora daquela zona se chama pasteis de nata, os ovos moles fora de Aveiro chamam-se "Doces de ovos". Doce conventual, feito por freiras e com as gemas que sobravam dos ovos cujas claras eram usadas para engomar os seus hábitos.
Podem usar como recheio, como cobertura, ou simplesmente comer à colher, um doce realmente dos céus.
Existem bastantes variantes da receita, desde medidas certas, há quem use água de cozer o arroz para espessar, mas nós cá simplificamos e fazemos os nossos ovos moles ou doce de ovos vá, de forma bem fácil. Se puderem usem ovos caseiros, faz toda a diferença.
Ingredientes:
- x gemas de ovos
- x colheres de sopa de água
- x colheres de sopa de açúcar
Uma boa quantidade será de x=6. ou seja, 6 gemas de ovo, 6 colheres de sopa de água e 6 colheres de sopa de açúcar.
Levamos a água e o açúcar ao lume médio alto até atingir ponto de pérola (108ºC) (fica um liquido espesso).
Deixamos arrefecer um pouco para não cozer as gemas e juntamos os dois, mexemos e voltamos ao lume baixo até a mistura ficar uniforme e com a consistência que pretenderem (não se esqueçam que quando arrefecer fica mais espesso ainda).
Deitam os ovos moles para uma taça e cobrem com papel filme/celofane para não se formar uma crosta na parte de cima, e guardam no frio até usarem. Pode ficar guardados até uma semana.
Bom apetite :)
Bolachas de pepitas de chocolate
13 nov, 2017,
Nenhum comentário
Ingredientes:-180G de açúcar amarelo (ou mascavado claro);
-100G de açúcar branco;
-225G de Manteiga sem Sal;
-2 Ovos;
-Baunilha a gosto (ou uma colher de sopa)
-280G de Farinha all purpose (ou tipo55)
-1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
-1 colher de sobremesa de fermento
- Pepitas de chocolate (125grs)
Para bolachas finas e crocantes:
-285 g de manteiga sem sal,
-250 g de açúcar branco
-150gr de açucar amarelo (ou mascavado claro)
Para bolachas altas e fofas:
-195 g de manteiga sem sal
-150g de açúcar branco
- 50g de açúcar amarelo (ou mascavado claro)
Dicas:
Das melhores bolachas que já comi. Com as pepitas ou outras coberturas certas, fica sem dúvida orgásmico.
Esta é uma receita de bolachas com três variantes, o que a torna ainda mais especial, a capacidade que temos de a adaptar ao nosso gosto, podendo ela ser mais alta e fofa, ou mais espalmada e estaladiça, qual é que preferes ?
Para isso, temos dois ingredientes chave que temos de adaptar, a quantidade Manteiga e as quantidades dos dois tipos de açúcar. Para bolachas finas queremos uma maior quantidade de Manteiga e uma maior quantidade de açúcar branco comparativamente ao amarelo. Já para uma bolacha mais alta, teremos mesmo de reduzir a quantidade geral tanto da manteiga como do açúcar. As minhas preferidas são mesmo as do vídeo em baixo, uma espécie de receite intermédia, com mais açúcar amarelo que trás uma textura bem característica por causa do melaço que compõe.
O resto dos ingredientes é exactamente o mesmo independentemente do tipo de bolachas de pepitas de chocolate que queiram fazer.
Eu usei um pouco de fermento para bolos, para elas crescerem ligeiramente, no video temos a diferença entre Bicarbonato de sódio e fermento, o primeiro faz com que a massa se espalhe, enquanto o segundo, que cresça.
Sigam o video para mais pormenores, e deixem os vossos comentários e dicas em baixo.
:D
O original Brigadeiro
30 out, 2017,
Nenhum comentário
Ingredientes:-1 colher de sopa de Margarina,
-2 colheres de sopa de Achocolatado,
-1 Lata de leite condensado.
Dicas:
Em relação aos ingredientes, a Margarina pode ser usada com sal, este tem o poder de realçar o sabor dos alimentos, escondendo a amargura entre outros sabores indesejados às nossas sensíveis papilas gostativas. Para o achocolatado eu uso Nesquik, que por sí já tem algum açucar, ou seja, se usares um achocolatado puro, tem atenção a esse pormenor.
Os leites condensado, sim existem vários tipos e na verdade cada marca é um pouco diferente, uns mais liquidos ou menos doces. É mesmo uma questão de gosto, o resultado vai lá ter à mesma.
Quanto à confeção, uma panela anti-aderente aqui fica sempre bem, depois é mais facil limpar e mesmo durante o tempo que está no fogão tem menos probabilidade de pegar ao fundo. Já o ponto de estrada é aquele em que vê-mos por instantes o fundo da panela quando passamos a colher, podemos não acertar à primeira, mas depois de percebermos o ponto é certinho.
Uma ideia genial é colocar recheio no brigadeiro, um pouco de licor, uma cereja, pedaços de bolacha para ficar mais crocante, ou porque não tentar fazer um mini ferrero-roche.
Questões podem deixar nos comentários em baixo :)