Ovos moles de Aveiro - Doce de Ovos
janeiro 3, 2018 em 4:06 ,
1 comentário
A par com os pasteis de Belém, os ovos moles são um dos doces mais icónicos da pastelaria Portuguesa. Assim como os Pasteis de Belém fora daquela zona se chama pasteis de nata, os ovos moles fora de Aveiro chamam-se "Doces de ovos". Doce conventual, feito por freiras e com as gemas que sobravam dos ovos cujas claras eram usadas para engomar os seus hábitos.
Podem usar como recheio, como cobertura, ou simplesmente comer à colher, um doce realmente dos céus.
Existem bastantes variantes da receita, desde medidas certas, há quem use água de cozer o arroz para espessar, mas nós cá simplificamos e fazemos os nossos ovos moles ou doce de ovos vá, de forma bem fácil. Se puderem usem ovos caseiros, faz toda a diferença.
Ingredientes:
- x gemas de ovos
- x colheres de sopa de água
- x colheres de sopa de açúcar
Uma boa quantidade será de x=6. ou seja, 6 gemas de ovo, 6 colheres de sopa de água e 6 colheres de sopa de açúcar.
Levamos a água e o açúcar ao lume médio alto até atingir ponto de pérola (108ºC) (fica um liquido espesso).
Deixamos arrefecer um pouco para não cozer as gemas e juntamos os dois, mexemos e voltamos ao lume baixo até a mistura ficar uniforme e com a consistência que pretenderem (não se esqueçam que quando arrefecer fica mais espesso ainda).
Deitam os ovos moles para uma taça e cobrem com papel filme/celofane para não se formar uma crosta na parte de cima, e guardam no frio até usarem. Pode ficar guardados até uma semana.
Bom apetite :)
1 comentário - Ovos moles de Aveiro - Doce de Ovos
A Ferreira - março 18, 2018 em 9:30
Olá. Descobri o seu trabalho estes dias e fiquei agradavelmente surpreendido. Desejo lhe os mais sinceros parabéns e espero ver mais e novos vídeos. Cumprimentos. AF